Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que é briga de santo?
Resposta:
Um vocabulário extremamente desagradável e de muito mau gosto, que alguém inventou!
Santo não briga com Santo ou eles não seriam santos! Na nossa religião é comum ouvirmos: é briga de santos! Sinceramente? Se por acaso eu tivesse um Santo que brigasse com outros Santos, eu não iria acreditar Nele, e nem Cultuá-lo para estar ao meu lado!
Se buscamos paz na nossa vida, na nossa fé, no nosso terreiro, como iríamos conviver com Santos brigando? Já não chegam as brigas no nosso trabalho, na família, entre os irmãos de fé, vamos também conviver com os Santos brigando? Muitas vezes são os filhos que estão desequilibrados, desajustados, cheios de mazelas adquiridas por mau comportamento que provocam neles certas reações, e aí, vêm com a história que é briga de Santos!
A mesma coisa acontece com quem apronta demais e diz que foi o diabo que atentou! Coitado do diabo, quantas e quantas vezes ele já pagou por coisas que não fez! Talvez seja por isso que essas mesmas pessoas morrem de medo de demandas, quem aprova o Bem é Deus e quem aprova o mal? Quem deve, teme e tem toda razão para temer! Quem apronta com o Diabo, o que deve esperar?
Portanto, Santos não brigam entre si, se há erros foram cometidos por nós e não por Eles. Tudo entre eles é acertado na lei do amor e da irmandade.
Santos não são ladrões, não roubam coroas de filhos de outros Santos. Ter fé, sim, fanatismo, não!
Essa história de termos que fazer obrigações para o Santo tal, porque ele está brigando com o Santo tal, é algo que eu nunca aceitei e por mais que tente compreender as razões de tais crenças, só chego a uma conclusão: se eu aprendo com eles a promover a paz, como posso acreditar em briga de Santos? Ou então...os meus são de paz, nunca brigaram na minha frente, se brigam é muito escondido, pois eu nunca vi!