Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Como deve ser a preparação de um templo para a gira?
Resposta:
A limpeza física é fundamental, onde há limpeza, a Luz se assenta. A casa deve estar limpa e perfumada, o recinto onde se concentra os Médiuns deve estar com todos os parâmetros de suas firmezas em ordem. Ali é o ponto central e o maior campo de vibração da casa. É onde ficam os Guias responsáveis por todas as tarefas desenvolvidas por todas as linhas que descem.
Todo Templo tem obrigatoriamente o ponto de força da Esquerda (casa de Exu); sem eles é impossível abrir-se uma gira. Temos o Santo Cruzeiro das Almas. Ali se concentra o ponto mais importante da Umbanda. Dali abre-se todas as portas, tanto saem almas iluminadas quanto entram as sofredoras. É o local onde todas as linhas entregam almas sofredoras para serem encaminhadas aos seus destinos.
Na entrada de todo Templo temos um ponto dedicado ao guardião da Casa. Ele cuida da entrada e saída dos espíritos trabalhadores, necessitados, visitantes, errantes, etc. O dirigente de um Templo necessita em primeiro lugar ter vocação, humildade e conhecimentos espirituais para dirigir com segurança o trabalho do Templo. Esses conhecimentos espirituais se adquirem através da dedicação e do trabalho ligado à caridade. Os ensinamentos da Umbanda são infinitos; se ficarmos vinte e quatro horas do dia com os mensageiros da Umbanda, aprendemos mil coisas neste tempo.
Somente o trabalho, a fé e a dedicação nos leva ao patamar da Umbanda. A preparação psicológica e espiritual depende do interesse e da vocação de cada um em estudar e acompanhar os sete degraus da nossa querida Umbanda.
Eu sou uma filha naturalizada na Umbanda, não me vejo fora dela, ela é minha pátria, a minha casa, o meu céu. Em qualquer linha, com qualquer banda é tudo o que quero, estando com o povo da Umbanda, estou em casa.
A Umbanda é a Luz que ilumina os nossos sentidos despertando o homem em busca de si mesmo. Sua bandeira é branca, representando a paz. Nos Templos de Umbanda como em qualquer outra organização existem as hierarquias espirituais. Os dirigentes espirituais que estão preparados e ordenados para o cargo. Os médiuns que se prepararam dentro da casa, participando, acompanhando e trabalhando na Lei de Umbanda, tornam-se o que chamamos na Umbanda: pai ou mãe pequeno(a). O trabalho destes médiuns é ajudar na organização geral da sociedade, dando bons exemplos morais e espirituais para a sociedade, auxiliando e substituindo os dirigentes do Templo no desenvolvimento dos demais médiuns inscritos nos trabalhos do mesmo e na organização financeira do Templo. Desenvolvendo eventos que venham a suprir e a melhorar o prédio onde se localiza a Tenda, tal como todos os custos (água, luz, impostos, reparos, etc).
Os médiuns que já estão ambientados e sintonizados com a casa já não requerem tantos cuidados de acompanhamento na gira, os pais e mães pequenos(as) sempre estarão atendendo com o mesmo carinho que recebeu em sua entrada na casa, os novatos. Aos demais filhos, em geral cabem aos pais e mães pequenas orientar espiritualmente, aqueles que estão aprendendo. Esclarecendo as suas dúvidas e os ajudando espiritualmente.
Todo Templo tem uma disciplina (Ordem da Casa). Essa disciplina deve ser aplicada a todos os membros da sociedade, independente da hierarquia espiritual. Não se podem confundir obrigações físicas com obrigações espirituais. São duas coisas distintas, o espírito cuida do plano espiritual e a matéria do plano material. Infelizmente muita gente ainda não entendeu que a preocupação dos espíritos é para com o espírito e não com a estabilidade material dos encarnados. A Umbanda é Luz, é ciência, paz e amor. Não termina no túmulo, ela nos ensina e nos mostra que depois do túmulo a vida continua. Amo a Umbanda porque ela é simples, pura, clara e verdadeira.
Os Guias da Umbanda não cobram suas bênçãos ou qualquer "trabalho" que realizam em benefício de um filho de Deus. A Umbanda é caridade pura, sincera e verdadeira. Quem é umbandista de coração, dentro de um Templo Umbandista, encontra a essência e o significado da verdadeira face da fé.