Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Elucidações sobre pontos riscados (Continuação)
Resposta:
13-Quando o Orixá se afastar (após riscar o ponto), o ponto pode ser apagado com ervas. Alguns chefes de terreiro permitem aos médiuns verem o ponto do Orixá e baterem cabeça sobre ele. Outros chefes de terreiro até permitem os médiuns levarem os pontos copiados para casa.
A Lei da Umbanda recomenda que os pontos fiquem nas mãos do dirigente do Templo e que os médiuns não vejam estes pontos riscados sem estarem incorporados com seus Orixás. Depois de um ano os Orixás devem ser chamados novamente para uma renovação e confirmação de seus pontos e, logicamente que os mesmos Orixás riscarão os mesmos pontos. É admitido na Lei da Umbanda que um Orixá com o passar dos anos, venham acrescentar alguns elementos no ponto já firmado, mas mudar radicalmente o ponto é impossível. Caso isso aconteça com certeza houve uma mistificação do médium.
Sabemos que existem dezenas de livros espalhados por aí com pontos riscados. Com todo respeito que tenho por todos os autores da Umbanda, não acho saudável que estes livros corram nas mãos de médiuns ignorantes, pois eles podem influenciar em suas mentes e na hora de esperar o ponto do Orixá o médium risca o que ele viu nas páginas do livro sem ter a menor noção do que significa.