Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Elucidações sobre os pontos riscados que um guia traz aos seus médiuns
Resposta:
(Parte 2 de 2)
Quando um Orixá é chamado pelo chefe do Templo para se identificar, confirmando seu ponto riscado e dando seu nome em cima deste mesmo ponto, se identificando com seu nome falado é que vamos estudar a veracidade dele. Exemplo: se um guia vier a riscar um ponto de Ogum e depois der o nome de um Preto Velho, tem alguma coisa errada! Quem está sempre errado é o médium.
É muito comum nos terreiros os médiuns em desenvolvimento incorporados com seus Orixás pedirem para riscar o ponto em terra. Não é errado o guia pedir ao seu filho que quer deixar o ponto. O errado é o filho que pede para riscar um ponto que o guia quer deixar escrito ?em sua mente?! O guia deixa o ponto na mente do médium e também deixa seu nome. Então o médium deve trabalhar a fim de merecer o que lhe foi mostrado. É conveniente que este médium guarde em sua mente o ponto que lhe foi mostrado pelo Orixá e no dia certo, quando for chamado para ?confirmar? o ponto de chefes de cabeça, aí sim, guia e médium sintonizados desenvolvem juntos trabalhos seguros e confiantes, ou seja: médium e Orixá que estão sintonizados desenvolvem muito melhor qualquer trabalho espiritual, do que outro que não consegue se desprender de si mesmo.
Todos os médiuns são bons, mas existem alguns que se destacam mais na incorporação. Os consulentes sentem isso, a vibração do Orixá fica visível. Outros médiuns por mais que se esforcem não conseguem se desprender de seus sentimentos pessoais e, portanto, jamais sentirão a dádiva de estarem num corpo físico doando seus corpos, dando passagem a outros seres (Orixás). Isso se chama incorporação total! E quando você, mesmo sendo um médium consciente de todas as suas faculdades, consegue se desprender de si mesmo e ver, sentir e ouvir outra pessoa tomando conta de seu corpo físico. Enquanto você fica parado no espaço, sem o peso do corpo e sem ação nenhuma sobre ele, apenas ouve outra pessoa falando e agindo através do seu corpo físico. É fantástico o mundo da mediunidade progressiva, todos os médiuns podem alcançá-lo, só depende da boa vontade e do esforço de cada um.
O médium não pode determinar uma fórmula única para se elevar espiritualmente, ou seja, ?firmar a cabeça?. É uma frase tão conhecida e tenho certeza que ainda confunde muita gente.