Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Quais são os dias da semana dedicados a cada Orixá?
Resposta:
Primeiro quero dizer que os dias da semana espiritualmente são considerados como portas que se abrem. Não devemos confundir comando das Legiões que pode acontecer anualmente, semestralmente ou trimestralmente, etc. O comando das legiões têm plenos poderes espirituais sobre nós, o dia da semana dedicado a cada Orixá não significa comando, e sim pontos de referência.
Vamos exemplificar o seguinte: cada uma dessas portas tem um dono. Se há uma porta existe algo por detrás dela, mas isso não quer dizer que você vai encontrar o dono desse lugar todos os dias que ela se abrir. Com certeza existe sim, um guardião que zela este lugar para o seu dono e cada dia da nossa vida é um ponto de referência dentro do nosso calendário.
a) Segunda-feira
É um dia considerado feminino, ou seja, representa a imagem da boa mãe. Sua cor é cinza. É dedicado às Almas. As almas dos nossos mortos recentes e de todas as almas desde os santos e anjos, às nossas entidades trabalhadoras. E neste dia também foi incluído o dia dos EXUS, já que eles são almas trabalhadoras e não têm uma linha reconhecida na Umbanda (não reconhecida entre os homens, deixando bem claro!), então ficou: Segunda feira dia das Almas e do povo da Encruzilhada.
b) Terça-feira
É um dia masculino. Representa a imagem de um jovem, forte, valente e muito correto. Este dia é dedicado a Senhor Ogum. c) Quarta-feira
É um dia feminino. Sua cor é o amarelo e representa a moça nova, bela e sonhadora. Este dia é dedicado à corrente de Iansã. Ela divide esta porta com o jovem Xangô. Então, quarta feira é dedicado a Iansã que representa as forças dos ventos e está ligada a Xangô, pela atração dos astros.
d) Quinta-feira
É um dia masculino. Sua cor é verde e representa o homem maduro, vencedor e guerreiro. Este dia é dedicado a Senhor Oxossi e a todos os espíritos voluntários que caminham pelas estradas da Luz formando correntes que se interligam às sete linhas da Umbanda.
e) Sexta-feira
Este dia é masculino e representa a imagem do homem subindo ao céu. É o dia da peregrinação, das decisões e das ofertas espirituais. É o dia da fé e da devoção. Este dia é considerado branco e dedicado a Oxalá (Jesus Cristo) e a todos os seus pastores (discípulos). f) Sábado
É um dia feminino e representa a família. Sua cor é lilás, por ser considerado um dia de ação de graças. É dedicado à Nossa Senhora da Conceição (Iemanjá) mãe de família. Ela divide as oferendas do sábado com todas as Santas Senhoras de sua legião, inclusive o lilás é marcado em memória de Senhora Santana (Nanã), mãe de Maria Santíssima.
g) Domingo
É um dia masculino. Sua cor é azul. Representa o nascimento de um menino brincalhão e inocente. Este dia é dedicado às crianças. Domingo é a última porta de uma sequência de sete.
Observação:
Não confundir a cor do dia, com a cor de vibração dos Orixás.