Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Como podemos ajudar os espíritos necessitados de cura e nos curarmos também?
Resposta:

  1. Amando-se e amando-os! Somente o amor é capaz de mudar nossas vidas, quem não aprendeu a se amar, jamais poderá amar o seu próximo em toda plenitude. Você só pode dar o que tem, se você não se ama, que tipo de amor pode oferecer aos outros?

  2. Acreditar na vida! Quem acredita na sua própria vida, acredita na vida do espírito, e quem acredita no espírito zela por ele, luta para melhorá-lo, avalia bem suas ações antes e depois de praticá-las. Pensam antes de falar, não agem por paixão, mas buscam trabalhar com justiça e a razão, sem perder o controle de suas emoções.
    Quem consegue enxergar a luz do seu próximo é porque está no claro. Os santos vêem a luz dos outros santos, os trevosos só enxergam seres idênticos a eles no seu mundo de trevas, entre os encarnados eles enxergam a carne, carne não tem luz, nosso espírito sim. Na carne ficamos encapados! Somos cobertos de uma massa negativa que é a matéria, esta é visível para eles, porém bem guardada por nossos mentores espirituais. Quando estamos sintonizados com os seres da luz, carregamos um cinturão de forças espirituais que nos garantem viver sem a companhia desses irmãos doentes.
    Eles vivem em falanges, têm o seu chefe e são organizados. O chefe comanda os ataques, as ordens dele são sempre respeitadas. Estes espíritos quando se aproximam de um filho cercado pelo cinturão de luz, tomam violentos choques.

  3. Não sentir medo e nem pena deles! Ajudá-los sim! Temê-los não! Com humildade e responsabilidade, ensiná-los, educá-los e recomendá-los aos mensageiros de luz, para que eles possam seguir até as escolas espirituais. É nosso dever ajudar a quem mais precisa. Não há mérito nenhum trabalhar tão somente com os seres de luz! E os trevosos e sofredores? Como ficam sem a nossa ajuda? Pense e reflita: O que vale mais? Levar para Deus mil ovelhas que você encontrou preparadas, educadas e conhecedoras dos caminhos ou levar para Deus uma de suas ovelhas que havia caído no buraco negro? As ovelhas certinhas chegarão sozinhas até a casa do Pai, sem a sua ajuda; elas conhecem o caminho melhor que você! Já a ovelha caída necessita de uma mão para resgatá-la!
    Um espírito doente que se apresenta entre nós pode ser parente espiritual que você atraiu pelos laços familiares ou alguém a quem você ficou devendo algo em vidas passadas ou simplesmente você não crê na vida e quem não crê na vida precisa sofrer para dar valor o que tem.
    A religião não forma o caráter dos homens, se assim fosse não estariam católicos, espíritas, evangélicos, etc, matando, roubando, bebendo, se drogando, estuprando, traindo etc. As cadeias estariam vazias!
    Porém, a religião quando bem estudada e compreendida, ajuda o homem a acreditar mais em sua própria existência. Ele passa a respeitar a si mesmo, aplicar o que Jesus ensinou: “Não faça e não deseje para o próximo, aquilo que não quer para si”.
    A religião equilibra as nossas emoções, reprime nossos pensamentos negativos, abranda as nossas ansiedades nos tornando mais conscientes e com os pés no chão, quando precisamos tomar atitudes em nossas vidas.