Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que é cruzar uma Guia, uma imagem etc?
Resposta:
Pode ser um batismo, uma carga de energias, etc. O guia batiza e confirma esta guia para receber forças positivas e expelir forças negativas, dando proteção e segurança ao médium. O guia consagra cada Orixá que se encontra nos cruzamentos para sua defesa espiritual enquanto trabalha.
A guia é uma corrente, através desta corrente as energias passam e descarregam o corpo áurico do médium. As cores das contas também influenciam muito.As cores equilibram os nossos pontos vitais (Chakras); as cores verde e vermelha da guia de Ogum, preto e branco da Guia de Exu ? o branco cuida do Chakra da Coroa (cabeça), o verde (coração), o vermelho (na base da coluna) é o Chakra de raiz que liga à Terra. O principal ponto a ser cuidado é a cabeça (Astral) coração (afeto, fé, amor), a vermelha base da coluna que liga nossas pernas à terra (raiz).
Todas as cores das nossas guias influenciiam nos nossos Chakras (pontos vitais).Para uma compreensão melhor das cores, cruzamentos, etc., é necessário fazermos um estudo bem detalhado. As velas e suas cores, as flores, essências e todos os elementos da natureza que representam: ar, água, fogo e terra existentes dentro do Templo são transformados em fontes de energias onde somos espiritualmente alimentados. As cores influenciam nos Chakras.
A forma de uma guiia é um círculo, o círculo representa um todo, uma coroa, o universo, é a nossa aliança com os Orixás. Quando um Orixá passa a sua guia em volta do corpo de um filho ele está limpando e equilibrando o corpo físiico e áurico do mesmo. As cores atuam nos pontos vitais do receptor.
No terreiro, antes do médium colocar as guias no pescoço é necessário que as mesmas sejam defumadas e, quando o Guia chefe de gira chega ao Templo, devemos entregar nossas guias em suas mãos, ele carrega nossas guias de forças positivas, descarregando as cargas negativas (caso estas guias sejam novas).
Não deixe ninguém por as mãos em suas guias, essa pessoa pode liberar cargas negativas e atingir os seus pontos vitais. Assim como não permita que ninguém toque em sua cabeça e nem você também toque na cabeça de quem quer que seja.
A nossa cabeça é uma porta aberta, tanto que há um ditado popular que se diz: ?Sua cabeça, seu mestre?. Você pode receber ou descarregar fontes de energias para outra pessoa.
Não jogue a sua guia em qualquer lugar, ela é um instrumento de trabalho poderoso, quando preparada para as tarefas espirituais.
Tenha carinho, cuidado e respeito com elas.