Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Quantos Orixás um médium pode incorporar em cada linha de trabalho espiritual?
Resposta:
Em primeiro lugar deve-se esclarecer que são raríssimos os médiuns que incorporam Orixás e, mesmo assim, são os Orixás Menores (Chefes de Legião, de Falange e de Sub Falanges). A maioria dos médiuns incorpora os Guias e Protetores, sendo que não existe uma regra geral estipulando o número de Entidades disponíveis para cada médium. Devemos, porém ressaltar o seguinte: os médiuns não têm suporte físico, espiritual e nem emocional para incorporar tantas Entidades. Muitas vezes fico surpresa quando tomo conhecimento de médiuns que trocam de Entidades (especialmente Exus), substituindo umas por outras, como se fossem peças de vestiário, que quando não servem mais são substituídas por outras. Há 50 anos os bons médiuns se afirmavam com os seus Exus aprendiam a trabalhar corretamente com eles. Hoje conhecemos médiuns que, segundo afirmam, "trabalham" com 10 ou mais Exus de Leis e só fazem besteiras.
Fazendo uma análise da situação, chegamos à conclusão que há médiuns que não se firma com nenhum Exu de Lei porque, na verdade, as Entidades que ele diz "incorporar", ele as conheceu através da literatura umbandista ou, até mesmo, presenciando o trabalho de outros médiuns e, então ele cisma que quer incorporá-las a qualquer custo e, assim entra em sua própria vibração doentia (animismo) e acaba acreditando que aquelas Entidades estão trabalhando com ele.
Vamos nos reportar ao ditado popular, que lembra muito as colocações do Sr. Exu Tranca Ruas das Almas: "Mais vale um pássaro na mão do que dez voando".