Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Antes dos trabalhos espirituais os Ogãs podem ficar dando alguns toques nos atabaques?
Resposta:
Não, não devem! Ficar tocando à toa é chamar por quem está à toa. Antes da ordem espiritual dos trabalhos (abertura) dar toques chamando os frutos da sua imaginação é atrair os intrusos, pois os espíritos sérios não brincam.
Um atabaque batizado e confirmado para a chamada dos Guias não pode ser utilizado em brincadeiras e em trabalhos fora de hora. Se o atabaque é um receptor de energia, ele chama os GUIAS e se é tocado fora de hora pode estar chamando espíritos zombeteiros, pois os guias obedecem e respeitam os nossos horários terrestres. São os primeiros a serem disciplinados e gostam de filhos também disciplinados.
Se o Ogã está com a mente em desequilíbrio, tocando para ninguém, esses "ningéns" encontram um caminho favorável para entrar e atingir os seus propósitos.
Quando é necessário os Ogãs devem se reunir para ensaiar os pontos e devem fazer o seguinte ritual: acender uma vela branca pedindo proteção aos mensageiros de luz e pedir licença aos chefes do Templo! Todos os guias envolvidos na corrente dos trabalhos do seu Templo, respeitosamente ajudam neste trabalho, nestes momentos devem tocar os atabaques com seriedade, sem brincadeiras, ensaiando e pedindo proteção no seu desenvolvimento pessoal, certamente nestes casos são designados alguns vigilantes que ficam rondando o terreiro até o término dos ensaios. Os Ogãs podem e devem ajustar o couro, sentir os atabaques sem estar tocando.