Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Como devemos recepcionar os quiumbas?
Resposta:
Sem muita badalação, sem água benta, sal grosso, enxofre, pólvora, etc. Os seres trevosos (quiumbas) não falam em Deus, nem em Jesus e quando fazem referência a Estes, dizem: ?O grandão, Seu Pai, Sua Mãe (Maria Santíssima) ?.
As orações por eles são fundamentais, porém, nas suas chamadas e chegadas não devemos aplicar voz alta, mas no coração, eles podem se irritar e ir embora, sem concluir seus trabalhos. Muitas vezes a decisão de um quiumba em passar para a luz, é tomada dentro do Templo, se ele se sentir respeitado, amparado e notar que pode confiar no trabalho das pessoas, ele pode mudar a sua vida e a nossa.
É fundamental que todos os Templos Espiritualistas se preocupem em adotar esquemas para receber os quiumbas, lembrando sempre: entre eles pode estar alguém a quem amamos muito. A libertação deles depende muito de nós, precisamos conquistar a confiança deles e ajudá-los. Segundo as grandes autoridades espirituais, cada sofredor que você ajuda a se elevar é uma estrela que nasce no céu; cada quiumba que você ajudar a se elevar para a luz, nasce uma constelação no céu.