Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Quais são os efeitos do banho de descarrego na nossa matéria?
Resposta:
O corpo físico atrai todas as espécies de sujeiras e resíduos espirituais que ficaram espalhados pela atmosfera. O planeta Terra é muito complexo, ele possui um eixo que sustenta o núcleo central da Terra, uma parte positiva e outra negativa. Todos os resíduos carnais são destruídos aí mesmo, apenas o espírito passa para a linha do mundo espiritual. O meio ambiente do solo até atmosfera possui camada protetora e como uma grande cortina, separa de outros ambientes, portanto, toda sujeira espiritual circula na Terra.
Daí vem a necessidade de em alguns casos o médium não receber em sua porta central (cabeça) a poluição espiritual. Por isso, em algumas casas, aconselha-se cobrir a cabeça. Levando-se em consideração que não se deve usar produtos preparados por mãos estranhas e a água que lavará suas cabeças, principalmente em períodos de recolhimento, deve ser água de chuva que não tenha tocado o solo.
Os efeitos maléficos para aqueles que se preparam para uma feitura, por exemplo, é bem mais profundo quando o médium não obedece rigorosamente ao recomendado pelo seu mestre.
Nenhum médium deve entrar numa corrente de trabalhos espirituais sem tomar o banho de descarrego. Quando isso acontece, é cem por cento certo que este médium carrega centenas de partículas e resíduos espirituais negativos. Aquilo que é retirado de outras pessoas é atraído para ele. Um médium que entra numa corrente espiritual sujo, acaba servindo de lata de lixo para os outros.
Na defumação em forma de queima através das brasas é aproveitado o líquido provocado pela fumaça (como se fosse uma panela tampada a vapor cria essa água). Esse líquido desinfeta e elimina as larvas do meio ambiente, não as sujeiras que estão contidas em cada ser.
A defumação líquida, além de provocar um efeito mais rápido, as seivas contidas nesse líquido dissolvem rapidamente todas as larvas dos arredores, além de ser mais aceitável e menos cômodo par aos encarnados.
As ervas e raízes devem ser colhidas em horas próprias, as flores necessitam serem cuidadosamente preparadas em horas adequadas e por pessoas conhecedoras do assunto. A preparação de banhos coletivos não deve ser feita por pessoas que tiveram relações sexuais no prazo de no mínimo 21 (vinte e um) dias e se for mulher, não pode estar menstruada.
As ervas devem ser trituradas com as pedras e ferramentas apropriadas. Jamais usar ferro ou aço, nunca triturar com as mãos e deve ser preparado em lugar onde não seja usado para outros fins. A higiene deve ser observada e as ferramentas tratadas nos meses, dias e horas, sendo expostas a tal mês no sol, tal mês na lua, em tal dia e hora.
A responsabilidade de quem se habilita assumir tais cargos é tido como um ato de coragem, amor e fidelidade. Devemos analisar e averiguar tudo aquilo que usamos, de onde vem e por quem é trazido.
As causas mais frequentes de distúrbios no corpo carnal por falta de uma limpeza espiritual são as mais diversas: desde cansaço, alucinações, agressividade, doenças respiratórias, reumatismo, úlceras, insônia, alergias, etc.
No plano espiritual: ficam desprotegidos, os campos energéticos ficam sem defesa atraindo com facilidade os sugadores (vampiros espirituais, quiumbas ? espíritos inteligentes e maldosos) das nossas energias, que são correntes de forças positivas que mantêm o equilíbrio do espírito.