Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que vem a ser manifestação espiritual?
Resposta:
Quem já não ouviu falar de manifestações assombrosas envolvendo pessoas de todas as idades e classes sociais?
Manifestação espiritual quer dizer: uma energia espiritual uniu-se à sua energia ou à energia de várias pessoas do seu convívio (casa, trabalho, templo, etc).
Exemplo: Se alguém de sua casa é assediada pela energia de um espírito, seja ele esclarecido ou ignorante, você também é envolvido nessa energia, será ajudado ou prejudicado por ela. Por mais que você se limite a não se envolver com os problemas espirituais dos seus parentes, a sua energia está ligada à casa, ao ambiente, mental de todos. Você pode afastar-se de casa, mas continua preso à energia mental das pessoas. Então, é arrastado por essa força lhe trazendo benefícios ou prejuízos espirituais.
Por isso já se diz: que as mães pressentem tudo o que acontece com os seus filhos sejam boas ou más as vibrações.
Uma casa onde os seus moradores vivem sintonizados com energias positivas, todos tendem a captar essas energias e aplicá-las em suas vidas pessoais. São pessoas equilibradas os estudos, trabalho, saúde, etc. Essas pessoas gostam de curtirem suas casas, se sentem bem dentro dela e nós podemos sentir esse bem-estar quando as visitamos.
A limpeza em nossa casa é fundamental (Deus é limpo), precisamos limpar o visível e o invisível aos nossos olhos. A limpeza espiritual é necessária, tanto na casa quanto nos corpos dos seus habitantes. Imagine a sua casa limpíssima e você sujíssimo? Devemos limpar bem nossa aura e a aura da nossa casa.
Se você tem sensibilidade de absorver e desprender essas energias pode facilmente detectar uma casa espiritualmente limpa ou suja: ou sente-se muito bem ou muito mal.
Há casas que visitamos que são simples e humildes, mas transmitem tanta paz e tranquilidade que não sentimos pressa em sair; outras, bem cuidadas e ornamentadas, com ricas mobílias nos causam tanta inquietação que não vemos a hora de irmos embora. E algumas vezes saímos desses ambientes cansados, aborrecidos, ansiosos, confusos e muitas vezes ficamos doentes, porque perdemos muita energia no ambiente carregado.
Algumas pessoas amigas de quem gostamos muito quando vêm em nossa casa alguma coisa fica esquisita. Quebra isso e aquilo, queima esse ou aquele aparelho, uma planta cai, outra murcha, tudo corre lento, crianças e animais ficam agitados e coisas desse tipo.
Precisamos ter noção e consciência que essas pessoas estão apenas precisando de ajuda, não vieram à sua casa com más intenções, são as energias que estão pesadas. Mas por outro lado é necessário que você conheça bem as suas amizades. Existem pessoas maliciosas que olham para o que é nosso com segundas intenções ? inveja, ciúmes, etc. Por isso a nossa casa é chamada de lar! Devemos preservar esse pedaço do céu que Deus nos garante em Terra: preservarmos o nosso Lar das pessoas levianas e descrentes em Deus. Não leve para dentro de sua casa pessoas que você não conhece fisicamente, moralmente e espiritualmente.
Com as pessoas amigas e queridas devemos ser sempre sinceros. Sermos sinceros não quer dizer sermos fanáticos espirituais. Se você recebe um amigo na sua casa e/ou visita esse amigo e sem forçar o seu campo energético, sente essas vibrações positivas ou negativas, deve conversar abertamente com ele dizendo: ?a sua casa está radiante? ou ?a sua casa está tensa, pesada?. Naturalmente que às vezes é impossível falarmos abertamente o que estamos sentindo na frente de outras pessoas, mas em particular nada impede de você falar. Não importa qual seja a religião do seu amigo, fale! Quando você sente e fala, já colocou para fora um sentimento e todo sentimento é energia. Faça a sua parte, lance a sua semente. De uma forma ou de outra, quem recebe uma informação dessas fica atento.