Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que é vampirismo?
Resposta:
Vampirismo é um processo que envolve várias situações. O obsessor desencarnado que vampiriza o encarnado. É o caso em que o obsessor suga as energias do encarnado, que enfraquecido se torna presa fácil, tornando-se um escravo que atende a todos os desejos do obsessor. Em outros casos é o encarnado que "puxa" o obsessor para si e, de livre e espontânea vontade, oferece as energias que ele necessita em troca de seus favores, que o levarão a atingir determinados objetivos.
Há também, o vampirismo de encarnado para encarnado. Nesse caso, vemos pessoas movidas por sentimentos desprezíveis, como ciúmes, inveja, ódio e raiva. Essas pessoas emitem energias negativas que são direcionadas para o seu "alvo", que quando atingido, geralmente pego de surpresa, é vítima de consequências terríveis.
Temos ainda, os vampiros espirituais, que são espíritos que vampirizam outros espíritos. Os quiumbas, especialistas nesse processo, atormentam os espíritos sofredores, sugando-lhes as energias, sendo que estes somente conseguem se livrar dessa influência nefasta quando são resgatados, geralmente, pelos Srs. Guardiões (Exus das Almas) e conduzidos para o devido tratamento.
Há outras formas de vampirismo e acredito que todos os encarnados já sofreram ataques de vampiros, sejam eles desencarnados ou encarnados, mas, segundo entendo, os mais perigosos são os encarnados.